quarta-feira, 15 de junho de 2011

LITERATURA CANOENSE NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

A Literatura Canoense busca, incessantemente, a exemplo de outros municípios brasileiros, ampliar seu cenário literário e, para tanto, necessita ter uma identidade reconhecida em sua própria cidade. A Lei 5.564 instituiu o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura e determina em seu Art. 2º, item X - “apoiar iniciativas de entidades associativas e culturais que objetivem a divulgação do livro” e no Art. 8º, item V - “estimular a participação de escolas, alunos, professores, escritores, livreiros, entidades ligadas à área do livro, leitura e literatura em circuitos nacionais e estaduais de feiras de livros”.
Com a intenção de promover a possibilidade de um maior conhecimento sobre a literatura local, surgiu a ideia da Oficina Literatura Canoense na Educação do Município, voltada para os professores e público interessado, e ministrada pelas Escritoras e Professoras Nelsi Urnau e Neida Rocha, membros do Núcleo Canoas/RS da União Brasileira de Escritores (UBE).
O objetivo é apresentar a produção literária canoense, aos professores do município, favorecer o contato e promover o diálogo dos Escritores Canoenses, filiados à Associação Canoense de Escritores, Casa do Poeta de Canoas e Guajuviras Centro de Artes com os professores mediadores do conhecimento, incentivando a inclusão dessa literatura nos currículos pedagógicos, considerando as inúmeras possibilidades aplicáveis através de projetos interdisciplinares e como forma de valorização da pujante cultura do município, tendo em vista que Canoas possui abundante expressão em termos de autores e obras dos mais variados gêneros.
O evento aconteceu dia 11 de junho de 2011 das 9 às 11 horas, no Auditório Moacir Scliar, na Praça da Bandeira, durante a 27ª Feira do Livro de Canoas.
Agradecendo a presença de todos.
Neida Rocha                     e                                Nélsinês
Coordenadora Núcleo UBE                                                                   Secretária

Nenhum comentário:

Postar um comentário